Nós do ZipBank estamos comprometidos em resguardar sua privacidade e proteger seus dados pessoais. A partir de agora vamos explicar como tratamos seus dados pessoais.
1. Tratamento de Dados
Por que o ZipBank trata meus dados pessoais?
O ZipBank está comprometido em oferecer sempre os melhores produtos e serviços, acreditando no poder de escolha do cliente. Quando falamos em proteção de dados pessoais, isso envolve não só o respeito e comprometimento com a segurança de seus dados e respeito à sua privacidade, mas também um compromisso de colocá-lo sempre no controle de seus dados pessoais.
Coletamos determinados dados pessoais em nosso site por meio de cookies para entender melhor seu perfil e te oferecer anúncios mais atraentes e personalizados. Esses são só alguns exemplos que mostram como nossas atividades precisam utilizar dados pessoais, de forma legítima e dentro de suas expectativas. Somos muito sérios com o cumprimento das leis que protegem os seus dados, e esta política descreve como seus dados pessoais são coletados, usados, compartilhados e armazenados.
Se após a leitura desta Política você ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio de nosso Encarregado (Data Protection Officer), cujos canais de contato se encontram abaixo, no item 9 desta Política.
2. Conceitos Básicos
O que preciso saber para compreender esta política?
A fim de descomplicar a sua leitura, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Dados pessoais ou Dados
É o dado relativo a uma pessoa física, que seja capaz de identificá-la dentro de determinado contexto. Podem ser citados como alguns exemplos de dado pessoal os seguintes: Nome, CPF, RG, endereço, telefone celular, e-mail etc.
Dados Sensível
É qualquer informação sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa física.
Tratamento
São os usos que o ZipBank faz dos Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando às seguintes atividades: coleta, registro, armazenamento, organização, consulta, uso, divulgação, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, processamento e avaliação destes dados.
Bases Legais
São as hipóteses legais que autorizam o ZipBank a tratar dados pessoais: pode ser o seu consentimento, a necessidade de cumprir um contrato que temos com você ou o cumprimento de uma obrigação legal, por exemplo.
Consentimento
É a hipótese que autoriza o Tratamento de Dados Pessoais com base na manifestação livre, informada e inequívoca do Titular ao concordar com o Tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade específica e informada pelo ZipBank.
Legítimo Interesse
É outra hipótese que permite que Dados Pessoais sejam Tratados (mesmo sem o seu consentimento), sempre que o uso desses dados seja necessário ao atendimento de interesses legítimos do ZipBank ou de terceiros. No contexto de atendimentos, por exemplo, no qual pode ser necessário que você forneça algumas confirmações de seus dados pessoais para que possamos ter certeza de que estamos falando com você mesmo e de que não se trata de uma fraude. A Lei define que os interesses só serão considerados legítimos se a forma de uso dos seus dados não for contrária à legislação brasileira, e desde que seja dada efetiva transparência de tais usos, bem como sejam respeitados os seus direitos
ZipBank
São todas as empresas constantes do ZipBank
Titular dos Dados
É você: a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem, podendo ser um consumidor, corretor ou usuário de nossas Plataformas.
Plataforma digitais ou Plataformas
São os sites de titularidade do ZipBank.
Produtos e Serviços
São todos os serviços e produtos oferecidos pelo ZipBank como cadastros em nossas Plataformas, venda de unidades imobiliárias e outros.
Política
É esta Política de Privacidade do ZipBank.
Cookies
São pequenos arquivos que transferimos para o seu navegador ou dispositivo (como celular ou tablet) que nos permitem reconhecer o seu navegador ou dispositivo, e saber como e quando as páginas e os Produtos e Serviços do ZipBank são visitados, bem como quantas pessoas acessam nossos sites. Eles podem ser úteis para, por exemplo, fazermos nossos sites se encaixarem na sua tela, entender melhor as suas preferências e lhe oferecer um serviço mais eficiente.
3. Coleta de Dados
Como o ZipBank coleta seus dados pessoais? Que tipos de dados pessoais são coletados? Como o ZipBank usa seus dados pessoais?
Os Dados podem ser coletados diretamente de você, por meio de formulários que você preenche, por meio de contratos firmados conosco, por meio da utilização e interação com os nossos Produtos e Serviços tanto online como offline, em nossos stands de venda, ou de forma automática, por meio de Cookies ou tecnologias similares relacionadas às nossas Plataformas Digitais.
Para saber mais sobre quais são esses dados e suas respectivas finalidades, consulte nossa Tabela de Dados Pessoais abaixo disponibilizada. Na Tabela, além de encontrar informações com exemplos de como se dá o Tratamento de Dados Pessoais dependendo da forma que você se relaciona com o ZipBank, você poderá consultar também informações relativas ao Tratamento de Dados feito por cada um dos Produtos e Serviços.
Dessa maneira, será possível identificar, de acordo com a sua realidade, como seus Dados são tratados por nós. Caso tenha dúvidas sobre esse ponto, entre em contato conosco, ficaremos contentes em atender você por meio dos nossos canais de contato disponibilizados ao final dessa política e poderemos te explicar mais sobre como, quando e por que usamos os seus Dados Pessoais.
Dados Tratados pelo ZipBank:
Dados Cadastrais:
• Nome, data de nascimento, sexo, RG, CPF, carteira de habilitação e foto pessoal; • Endereço residencial e comercial; • Telefones residencial, comercial e celular; • E-mail; • Profissão e ocupação; • Estado civil; - nacionalidade e/ou naturalidade; • PEP – pessoa politicamente exposta, entre outros.
Dados Pessoais Sensíveis:
• Dados biométricos, inclusive biometria facial e/ou digital; • Ou outros dados pessoais sensíveis, de acordo com a legislação aplicável.
Dados financeiros e transacionais, como:
• Informações sobre operações e transações bancárias, financeiras e de pagamento; • Dados de produtos e serviços contratados ou que se pretenda contratar.
Dados sobre Terceiros como:
• Filiação, representantes, representados, garantidor, contrapartes, procuradores, colaboradores, sócios ou beneficiários de produtos e serviços.
Informações sobre seus dispositivos, como:
• Advertising ID e informações técnicas dos dispositivos; • Dados de conexão do dispositivo; • Identificação do dispositivo, uso do dispositivo.
Informações que acessamos para te entregar uma funcionalidade, como:
• Quando solicitamos acesso à sua câmera e biblioteca de fotos e aos dados de contatos para a criação e o envio de comprovantes de pagamento. • Quando solicitamos acesso à sua geolocalização, para usarmos para prevenção à fraude e segurança, proteção do crédito, indicarmos dependências próximas e fazermos ofertas de produtos e serviços para você.
Informações sobre hábitos de navegação, como:
• Páginas e funcionalidades acessadas em nossos ambientes digitais; • Páginas e aplicativos que originaram o acesso aos nossos ambientes digitais.
Dados de mídias e plataformas sociais, como:
• Interações que você possa ter com nossos perfis em redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube.
Dados relacionados à situação financeira, como:
• Sua situação financeira ou de crédito; • Dados do cadastro positivo; • Dados de Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, de acordo com a legislação aplicável.
O ZipBank usa dados pessoais de acordo com as bases legais previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para as finalidades relacionadas ao desempenho das atividades do Conglomerado Itaú Unibanco, como:
• 1 — Realizar as nossas atividades, prestar os nossos serviços e fornecer os nossos produtos no nosso relacionamento com você; • 2 — Entender os nossos clientes e oferecer produtos mais adequados às suas necessidades e perfil; • 3 — Você pode gerenciar os meios pelos quais prefere receber nossas ofertas. Saiba mais; • 4 — Garantir a segurança de nossos clientes, parceiros e demais públicos, bem como a nossa; • 5 — Prevenir e mitigar riscos; • 6 — Cumprir de obrigações legais, regulatórias e de autorregulação; • 7 — Cumprir ordens e decisões judiciais, administrativas e arbitrais; • 8 — Proteger os seus direitos, os do ZipBank e os de terceiros, inclusive em contratos e em processos judiciais, extrajudiciais, administrativos ou arbitrais; • 9 — Manter, criar e melhorar as nossas atividades; • 10 — Outras situações de tratamento baseadas em finalidades legítimas, como por exemplo o apoio e promoção de atividades do ZipBank ou para a prestação de serviços que beneficiem os nossos clientes; • 11 — Promover eventos, realizar patrocínios e outras atividades e iniciativas.
4. Compartilhamento de Dados
Com quem o ZipBank compartilha os seus dados pessoais?
Para que possamos nos dedicar a lançar novidades e facilidades em nossos empreendimentos e antecipar tendências, o ZipBank opera em parceria com uma série de outras empresas para oferecer seus serviços. Dessa forma, podemos compartilhar seus Dados Pessoais com essas empresas, sempre buscando preservar ao máximo a sua privacidade e, sempre que possível, de forma anonimizada. Aqui descrevemos situações no contexto do ZipBank em que vamos compartilhar os Dados Pessoais:
Nossos Fornecedores
Contamos com a ajuda de fornecedores que podem tratar Dados Pessoais que coletamos. Sempre buscamos avaliar cuidadosamente nossos fornecedores e firmar com eles obrigações contratuais de proteção de Dados Pessoais e segurança da informação, com o objetivo de minimizar riscos para os titulares. Entre esses fornecedores, estão empresas que atuam nos seguintes ramos: (i) instituições financeiras; (ii) hospedagem de dados; (iii) autenticação e validação de cadastros, (iv) agências de publicidade e (v) veículos de mídias.
Redes sociais
Algumas de nossas Plataformas Digitais permitem que você se cadastre fazendo o login de sua conta por um serviço de terceiros, como seu perfil no Facebook ou no Google. Quando isso acontece, certos Dados Pessoais poderão ser compartilhados com esses terceiros. É sempre escolha do Titular decidir se deseja ou não integrar essas informações. Lembramos que não controlamos as políticas e práticas de qualquer outro site ou serviço de terceiros.
Empresas de Dados
Alguns dos nossos parceiros comerciais são empresas de dados, popularmente conhecidas como bureaus, com as quais podemos compartilhar Dados Pessoais para algumas finalidades importantes, como escolher o meio de contato mais efetivo com você para envio de comunicados, entender como você utiliza nossas Plataformas Digitais, como forma de direcionar as informações que lhe enviamos, validar um determinado perfil para evitar fraudes, ou, ainda, para a realização de outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro. O ZipBank sempre busca avaliar cuidadosamente essas empresas e firmar com elas obrigações contratuais de proteção de Dados Pessoais e segurança da informação, com o objetivo de minimizar riscos para os Titulares.
Autoridades Públicas
Cumpriremos a lei. Assim, se um juiz ou uma autoridade com competência legal exigir que o ZipBank compartilhe certos Dados Pessoais para, por exemplo, uma investigação, vamos compartilhar. Somos contra qualquer abuso de autoridade e, caso o ZipBank entenda que determinada ordem é abusiva, vamos sempre defender a privacidade dos titulares.
Além disso, reservamo-nos o direito de compartilhar quaisquer Dados Pessoais que acreditarmos serem necessários para cumprir uma obrigação legal, fazer cumprir ou aplicar nossos termos de uso, ou ainda, proteger os direitos, propriedade ou segurança do ZipBank, nossos empregados, vendedores e clientes.
5. Transferência de Dados
O ZipBank transfere dados pessoais para outros países?
Sim. Os Dados Pessoais que coletamos podem ser transferidos para empresas localizadas nos Estados Unidos e União Europeia. O ZipBank tem sede no Brasil e os seus Produtos e Serviços são, em regra, destinados a pessoas localizadas no Brasil, aplicando-se, portanto, as leis brasileiras relacionadas à proteção de Dados Pessoais. Essa transferência ocorre por conta de certos fornecedores e parceiros comerciais do ZipBank, que podem estar localizados nesses locais.
Essas transferências envolvem apenas empresas que demonstrem estar em conformidade ou em processo de conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis, e mantenham um nível de conformidade semelhante ou mais rigoroso do que o previsto na legislação brasileira aplicável. Recomendamos que você leia atentamente as políticas de privacidade desses fornecedores e parceiros comerciais do ZipBank, que podem identificar a localização exata de suas sedes e servidores.
Caso tenha qualquer dúvida em relação a quais são essas empresas, entre em contato com o nosso Encarregado (Data Protection Officer), cujos canais de contato se encontram abaixo.
6. Direitos do Titular
Quais são os seus direitos como titular de dados pessoais?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira garante que você tenha uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar como você pode exercê-los junto ao ZipBank A lei brasileira lhe garante os seguintes direitos:
Confirmação e Acesso
Permite que você possa verificar se o ZipBank trata Dados Pessoais seus e, em caso positivo, requisitar uma cópia dos Dados Pessoais que nós temos sobre você.
Correção
Permite que você solicite a correção e/ou retificação dos seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Permite que você nos peça para (a) anonimizar seus dados, de forma a que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) bloquear seus Dados, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de Tratarmos; e (c) eliminar seus Dados, caso em que apagaremos todos os seus Dados sem possibilidade de reversão, salvo os casos previstos em lei.
Portabilidade
Você tem o direito de solicitar, mediante requisição expressa, que o ZipBank forneça a você, ou a terceiro que você escolher, os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável, para transferência a outro fornecedor de serviço ou produto, desde que não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios da empresa. Da mesma forma, você pode pedir que outras empresas enviem ao ZIPBANK seus Dados Pessoais para facilitar a contratação dos nossos Serviços, por exemplo
Eliminação
Quando Tratarmos seus Dados Pessoais com base no seu consentimento, você pode solicitar a eliminação dos dados.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber as entidades públicas e privadas com as quais o ZIPBANK realiza uso compartilhado de dados. Manteremos nessa política a lista dos tipos de parceiros com que compartilhamos os Dados sempre atualizada. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser maiores detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Permite que você tenha informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – ainda que, nesses casos, é possível que tenhamos que limitar nossos Serviços.
Revogação do consentimento
Você tem o direito de retirar o seu consentimento em relação às atividades de Tratamento que se baseiam no consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente. Se você retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o Tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nesse caso, é preciso demonstrar que há motivos legítimos para Tratar seus Dados, como, por exemplo, prevenir fraudes ou melhorar nossa comunicação com você. Caso você não concorde com esse Tratamento, poderá se opor a ele, solicitando a interrupção.
Sempre que você exercer seus direitos, o ZipBank poderá solicitar algumas informações complementares para fins de comprovação da sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de nossos clientes. Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas o ZipBank se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer esses direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco através dos canais informados ao final desta Política.
7. Tempo de Armazenamento
Por quanto tempo os dados pessoais serão armazenados?
O ZIPBANK possui uma política com regras sobre a retenção e o descarte de dados pessoais. Ela define as diretrizes para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras, desde que fundamentadas com uma Base Legal. Claro, sempre há o seu direito de solicitar a exclusão dos dados, conforme o item 6 acima.
8. Nossas Responsabilidades
Cuidado
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais, e utilizá-los para finalidades lícitas, conforme descrito nessa Política. E para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos as práticas de segurança adequadas para nosso mercado, com o uso de técnicas de criptografia e outros sistemas de segurança da informação.
Proteção
Nós trabalhamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entrada ou uso não autorizado de terceiros em sua conta, falha de hardware ou software que não esteja sob controle do ZipBank e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos.
Boas práticas
Você pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação a sua conta e aos seus dados (como, por exemplo, não compartilhar sua senha com terceiros), e caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, por favor entre em contato conosco através do nosso Encarregado (Data Protection Officer), cujos canais de contato se encontram abaixo.
9. Publicidade, cookies e outras tecnologias
Podemos usar "cookies" e outras tecnologias de rastreamento (por exemplo, "web beacons") para conhecer seus interesses, as páginas que você navegou, seus padrões de tráfego e seu comportamento. Assim, podemos oferecer um serviço melhor e também conteúdo e publicidade que sejam do seu interesse. Você pode desativar cookies e web beacons a qualquer momento ou cancelar a inscrição para receber nossos e-mails promocionais, porém, ao desativar essas tecnologias, talvez você não consiga usar e aproveitar todos os recursos que oferecemos. O procedimento para desativar difere para cada navegador; você precisará fazer isso em cada um dos que usa:
10. Como falar sobre dados pessoais com o ZipBank?
Se você acredita que seus dados pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto titular destes dados pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, entre em contato conosco. Nós temos um Encarregado (Data Protection Officer - DPO) que está à disposição nos seguintes endereços de contato:
Como estamos sempre buscando melhorar nossos Produtos e Serviços, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas. Caso sejam feitas alterações relevantes, iremos comunicá-lo.
Data da última alteração dessa política: 06/06/2022
Conheça nossa política de privacidade detalhada clicando aqui.
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